É Ligeirinho

Esporte, notícias, entretenimento e outras presepadas que não lembro neste momento.

Diploma? Pra quê? STF decide que para jornalismo não é obrigatório

Por 8 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram na sessão desta quarta-feira 17 de junho, que o diploma de jornalismo não é obrigatório para exercer a profissão.
Para o relator, danos a terceiros não são inerentes à profissão de jornalista e não poderiam ser evitados com um diploma. O presidente Gilmar Mendes acrescentou que as notícias inverídicas são grave desvio da conduta e problemas éticos que não encontram solução na formação em curso superior do profissional
Sobre a situação dos atuais cursos superiores, o relator afirmou que a não obrigatoriedade do diploma não significa automaticamente o fechamento dos cursos. Segundo Mendes, a formação em jornalismo é importante para o preparo técnico dos profissionais.
O único voto contrário no julgamento foi dado pelo ministro Marco Aurélio. Ele alegou que a exigência do diploma existe há 40 anos e acredita que as técnicas para entrevistar, editar ou reportar são necessárias para a formação do profissional.

Extraído do: http://noticias.uol.com.br/

T – O diploma de Jornalismo não tem relevância? É meio absurda a idéia de estarmos assistindo ao fantástico e de repente descobrirmos que uma das notícias mais chocantes não tem fundamento. Cara, diariamente corremos o risco de absorver uma notícia mal formulada sobre um assunto de grande relevância por pessoas que no papel são devidamente capacitadas, porém que talvez tenha um desvio de conduta ética. Imagine só, esse risco sendo feito em dobro: A pessoa passa o conteúdo achando que esta fazendo certo, e ainda por cima faz com que isto se torne opinião pública, quando na verdade está tudo errado. Isso caminhará para um círculo vicioso. Onde a ignorância gerará ignorância. É claro que hoje já existem casos assim, mas nós estamos caminhando para uma evolução social. E detesto pensar que em vez de nos preocupar em graduar nossos profissionais estamos deixando essas questões acadêmicas como segundo plano.

P – Lindo! Lindo! Decisão altamente plausível do STF, até porque daqui a uns três anos médicos não precisarão de diploma. Enfermeiros? Não, o cara passar quatro anos numa faculdade pra aprender a aplicar injeção. Tá louco? Pra quê estudar engenharia, arquitetura, se qualquer pedreiro levanta um “préido”. Inclusive eu estou adorando a idéia de ser Jornalista.

W – Ta massa! Porque antes era preciso o cara ralar muito para conseguir esse papelzinho sem vergonha, e ainda ter que apresentar juntamente com um Curriculum Vitae, e torcer para que ninguém melhor que você roube a sua vaga. O Governo Lula está marcado como o ano das facilidades. Hoje se eu escrever num papel “EU” e entregar para o dono do jornal, to “dentu”. E o legal é que agora como eu também sou jornalista, posso pedir minha camiseta da imprensa no Umarizal Fest, entrar de graça em todas as festas sociais, e finalmente poder subir no trio elétrico. Isso deveria ser com todas as outras profissões, principalmente com Ciências contábeis, para eu não passar cinco anos estudando. Afinal até Divo pode ser jornalista. Fisioterapeuta seria completamente desnecessário, porque certa vez o amigo Nacor mesmo estando “bebo” quase coloca o braço de Richelly no lugar. É claro que como toda regra tem sua exceção, assim também classifico a de Médico Veterinário, para cuidar de pessoas como nós.

1 comentários:

Paulo Rafael disse...

Verdade meus irmãos, esse fato está desmerecendo a profissão de jornalista, porém acredito que quando o cara é bom e tem vocação, ele tem lugar para trabalhar, o conhecimento academico é apenas um diferencial daqueles que não possuem o mesmo, o dito DIPLOMA, é meramente uma simbologia dos teus conhecimentos TEORICOS e praticos sobre aquilo, antropologicamente falando; Isso é apenas mais um rotulo social'.

Abraços.

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Visitas

Email marketing

Central blogs

Central Blogs

Fm Fraternidade - 104,9 - A Paixão de Umarizal

Bebe Hoje?


Seguidores