É Ligeirinho

Esporte, notícias, entretenimento e outras presepadas que não lembro neste momento.

1º DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS

Você sabe o que é Aids?

A AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (sigla do inglês: Acquired Immune Deficiency Syndrome) se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV (sigla do inglês - Human Immunodeficiency Vírus).

Síndrome: Grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença.

Imunodeficiência: Inabilidade do sistema de defesa do organismo humano para se proteger contra microorganismos invasores, tais como: vírus, bactérias, protozoários, etc.

Adquirida: Não é congênita como no caso de outras imunodeficiências. A aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).

A aids é uma doença complexa, uma síndrome, que não se caracteriza por um só sintoma. Na realidade, o vírus HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era quase uma sentença de morte. Atualmente, porém, a aids pode ser considerada uma doença de perfil crônico. Isto significa que é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento e uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal.

Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vírus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade.

Sintomas

A aids não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças. São eles: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer.

Com a progressão da doença e com o comprometimento do sistema imunológico do indivíduo, começam a surgir doenças oportunistas, tais como: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso (toxoplasmose e as meningites, por exemplo).

Formas de Contágio


Assim Pega:

· Sexo vaginal sem camisinha

· Sexo anal sem camisinha

· Uso da mesma seringa ou agulha por mais de uma pessoa

· Transfusão de sangue contaminado

· Mãe infectada pode passar o HIV para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação

· Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Assim não pega:

· Sexo, desde que se use corretamente a camisinha

· Masturbação a dois

· Beijo no rosto ou na boca

· Suor e lágrima

· Picada de inseto

· Aperto de mão ou abraço

· Talheres e copos

· Assento de ônibus

· Piscinas, banheiros ou pelo ar

· Doação de sangue

· Sabonete, toalha ou lençóis


Prevenção


Proteja sua piroca, use camisinha:

Diversos estudos confirmam a eficiência do preservativo na prevenção da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Em um estudo realizado recentemente na Universidade de Wisconsin (EUA), demonstrou-se que o correto e sistemático uso de preservativos em todas as relações sexuais apresenta uma eficácia estimada em 90-95% na prevenção da transmissão do HIV. Os autores desse estudo sugerem uma relação linear entre a freqüência do uso de preservativos e a redução do risco de transmissão, ou seja, quanto mais se usa a camisinha menor é o risco de contrair o HIV.

Fonte: Sociedade Viva Cazuza

2 comentários:

Porciano Renato disse...

Hoje em dia, tá "todo mundo" transando sem camisinha,perderam o medo da AIDS por conta dos coquetéis que aumentam a qualidade de vida do infectado, porém, como ja sabemos, o HIV não tem cura, so tratamento e NEM TODO MUNDO se dá bem com as medicações, a sobrevida não é la grande coisa.

Parabéns pela atitude do blog, é isso ae mesmo!
Muito bem, parabéns.

UBIRACY JUNIOR disse...

Pessoal é de extrema importancia a prevenção sexual...não só para a AIDS, mas tb para todas as DSTs......"Curtam a vida de modo que isso não deixe a sua vida curta demais"......

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Visitas

Email marketing

Central blogs

Central Blogs

Fm Fraternidade - 104,9 - A Paixão de Umarizal

Bebe Hoje?


Seguidores