É Ligeirinho

Esporte, notícias, entretenimento e outras presepadas que não lembro neste momento.

"Mas o que é Biomedicina mesmo?"


O nosso Espaço do Leitor de hoje conta com o texto co-elaborado por Hudson Bezerra, graduando do 7º período de Biomedicina, faz estágio no Laboratório de Biologia Molecular e Genômica, atuando em linhas de pesquisa com células-tronco; e Ítalo Maia, Biomédico formado, habilitado em Análises Clínicas e Banco de Sangue, pós-graduando em Hematologia Laboratorial e Hemoterapia e atuando nas Análises Clínicas.
---
Cena cotidiana da vida de um Biomédico (ou estudante de Biomedicina):
- Olá, quanto tempo... O que anda fazendo?
- Ah... Eu acabei de me formar!
- Que legal, mas em que?
- Biomedicina.
Depois de alguns segundos inquietantes de silencio:
- Mas o que é Biomedicina mesmo?



Essa é uma cena corriqueira na vida de quem escolhe essa profissão que foi criada na década de 60 e até hoje habita no campo das dúvidas de muitas pessoas que se deparam com o termo pela primeira vez, seja na mídia ou quando conhecem uma pessoa que tenha passado no vestibular ou que já esteja exercendo a profissão de biomédico.



Próximo ato: nós, os interrogados, tentamos explicar em poucas palavras o que a biomedicina representa, mas na maioria das vezes não conseguimos. Não é uma tarefa fácil resumir os atributos de uma profissão, que é relativamente nova, e que possui 33 habilitações registradas.



A criação do curso de Biomedicina teve como objetivo a formação de profissionais que supririam a demanda de docentes especializados nas disciplinas básicas das escolas de Medicina e de Odontologia. A partir de sua criação, o curso vem ganhando cada vez mais destaque através de conquistas em habilitações nas áreas do diagnóstico auxiliar. A área de atuação do Biomédico é ampla. Uma atividade de destaque é no ensino e pesquisa, cujo objetivo é desenvolver e implantar novas tecnologias nas universidades e laboratórios.



O profissional da Biomedicina ainda pode atuar nos campos da análise ambiental, microbiologia, citologia oncótica, parasitologia, hematologia, banco de sangue, saúde pública, imagenologia, análises bromatológicas, patologia (biópsias), acupuntura, reprodução humana assistida, biologia molecular e genética, sanitarista, toxicologia e perfusão extracorpórea; Também há espaço para o Biomédico trabalhar nas na produção de soros, vacinas e reagentes; e no comércio, assumindo a responsabilidade técnica de empresas que comercializam insumos e equipamentos para laboratórios de pesquisa, de ensino e de análises clínicas. A área das análises clínicas é a mais procurada da Biomedicina. No Brasil, 80% dos profissionais Biomédicos trabalham no setor.



Aqui no nosso estado, na UFRN, o curso é um dos que possui maior destaque no centro de ensino no qual está inserido, e apesar de ser um curso novo, conquistou a melhor nota no ultimo ENADE que avaliou os cursos de Biomedicina de todo o país. O que é um ponto positivo, pois esta é a principal avaliação dos cursos superiores do país. O curso da UFRN possui uma grade de disciplinas generalista e no final do curso, como opções de habilitações, existe a Pesquisa, onde desde os primeiros semestres o aluno universitário possui a chance de ingressar como estagiário de projetos de iniciação científica em algum dos vários laboratórios de pesquisa da universidade; as Análises Clínicas, sendo umas das habilitações garantidas pelo curso; a Imagenologia, capacitando a atividade técnica na realização de exames como raio-x, tomografias e ressonância magnética, por exemplo; atuação no Banco de Sangue, com a competência de processar, qualificar e testar o material sanguíneo e seus derivados; na Microbiologia, complementando as Análises Clínicas na identificação das bactérias e fungos patogênicos ao homem; e por fim, a Toxicologia, que objetiva o estudo dos efeitos adversos das substâncias químicas sobre a saúde humana.



O Biomédico é um profissional dotado de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitam comunicação, liderança, atenção à saúde, à gestão administrativa, à tomada de decisões e educação permanente.


Se você se interessou pela idéia nos contate através do nosso e-mail papaulodm@gmail.com e tenha sua matéria publicada dessa mesma forma, todos os sábados. Ficaremos muito agradecidos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabenssssss meninosss....ótima definição. Confesso q eu me fazia a mesma pergunta na situação citada no texto. E posso falar q passo por ela tb. Todo mundo pergunta em que eu me formei e logo em seguida a velha pergunta: mas o que é q a assistente social faz mesmo? kkkkkkkk...ai pra resumir é osso. Gostei da idéia de vcs. Beijosss!!!!!
Bebel

Unknown disse...

Se a área biomédica já é dificil, digo isso pq vejo a dificuldade de amigos pra acompanhar o ritimo que eh realmente puxado, imagine entao biomedicina que aparentemente é bem mais complexa... ta de parabéns pelo texto..
;D

o mais q isso.. nos economizou d alguns minutos d silencio nas proximas conversas...rsrsrs

Hudson Bezerra disse...

rs
Valeu, Victor Ramon, da próxima vez vc já saberá o que raios é biomedicina. Realmente o curso não é fácil, muito puxado, mas a gente se adapta. Acho que meu curso da área, sem menosprezar os outros é claro, é o que caminha por uma maior diversidade de áreas do conhecimento ligados à saúde humana. Até mais que medicina e farmácia. Estes passam na porta da genética e são mais focados em clínica e farmacologia, respectivamente.
Fora isso, cada área tem sua dificuldade. Eu, por exemplo, não iria pra frente se fosse pra assimilar leis e códigos. Não dá!
Abraço!

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Visitas

Email marketing

Central blogs

Central Blogs

Fm Fraternidade - 104,9 - A Paixão de Umarizal

Bebe Hoje?


Seguidores